O que é um "Easter Egg"?





É algo muito comum nos games de hoje em dia, mais para dar o jogo interessante com certas "descobertas".


Itens escondidos dentro de jogos são chamados de Easter Egg (ovo de páscoa). A maioria dos Easter Eggs que são encontrados, são colocados lá especificamente pelo desenvolvedor, às vezes para o humor, e às vezes, porque eles podem ter esquecido de remover um código que eles estavam brincando durante o desenvolvimento do jogo. Esse termo serve também na área de informática, onde são encontrados itens em navegadores e outros aplicativos.

Nunca deve ser confundido com mensagem subliminar, pois esta é uma coisa que o ser humano não percebe logo na primeira vista, deve analisar. Já easter egg é um segredo virtual.

Ao colocar o cd do game Castlevania Symphony of the Night (PS1) em um tocador de
CD Player, som de CD ou até mesmo no PC, ouvirá uma musica bônus do conteúdo.


O primeiro easter egg da história dos games


O 1º Easter Egg feito foi em 1979, no Adventure do Atari 2600 por Warren Robinett
Em 1980, estava para ser lançado um game que se tornaria um dos mais importantes da história: O antecessor do consagrado zelda, ADVENTURE (Atari 2600). Entretanto, o programador do game, Warren Robinett, viu seu projeto ser desacreditado, pois os executivos da Atari não acreditavam ser possível Adventure rodar no console. 


Apesar de toda a dificuldade e falta de interesse dos chefes, Warren conseguiu o que parecia impossível, fazendo Adventure ser lançado para Atari 2600 e vender mais de 1 milhão de cópias (algo astronômico para a época) - Adventure foi o 7° game mais vendido do Atari. Infelizmente, nessa história tem algo triste: Na época, os programadores não recebiam nenhum crédito pelos games produzidos. Como Warren poderia ser lembrado pelo incrível feito de programação? Foi então que ele teve a grande idéia: O primeiro easter egg da história! Escondeu em um local inacessível, apenas nas dificuldades 2 e 3, em um bloco invisível, uma passagem secreta para um cenário novo. Nesse cenário novo, Warren foi devidamente creditado pelo trabalho bem feito com uma frase: "Created by Warren Robinett". Como era obscuro e difícil o acesso ao local, e reprogramar a parte em questão sairia caro para a Atari, o game foi lançado sem que os produtores retirassem o Easter Egg.

A maioria dos jogos do Atari 2600 eram totalmente desenvolvidos por uma única pessoa, e mesmo assim nós ficávamos apenas com nossos salários, sem receber nada dos enormes lucros gerados nem os créditos" [...] "Era uma assinatura, como em uma pintura. Mas para que isso pudesse acontecer, eu tive que esconder a minha assinatura no código, em um lugar muito obscuro, e não contar a ninguém. Manter o segredo não foi fácil. Eu estava muito tentado a dizer aos meus dois principais amigos na Atari, Tom e Jim Huether Reuterdahl, mas não contei nem à eles. Então eu entreguei a versão final do programa, e a Atari fabricou e distribuíu centenas de milhares de cartuchos de Aventure, e quando eles descobriram, já era tarde demais." 
Warren Robinett





O Código Konami



Provavelmente o pai de todos os easter eggs, o Konami Code – como ele passou a ser chamado em inglês – era um cheat criado para o primeiro NES. Kazuhisa Hashimoto recebeu a tarefa de portar o jogo de fliperama Gradius, de 1985, para o console caseiro, mas descobriu enquanto testava que o jogo era difícil demais. Então ele incluiu um pequeno código que instantaneamente dava a ele um conjunto completo de power-ups quando ele pressionava: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A. Para quem era criança nos anos 80, dizer essa sequência é mais fácil que recitar o alfabeto.

Felizmente, Kazuhisa Hashimoto se esqueceu de tirar o código extra do jogo antes de ser lançado para o NES, e de alguma forma os jogadores descobriram. Nos EUA, o código é mais associado ao jogo Contra, mas ele foi usado novamente em incontáveis títulos, programas, e hoje em dia, até websites como o Facebook e Google Reader.


FONTES: about.com, Wikipédia, Bomba na Net, Bombaloka, Gizmodo



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